Recomendação 666
Capítulo 11:
O segundo sinal despercebido: A Recomendação 666

Você gostaria que eu lhe contasse o que 666 significa, não é? Tenho que confessar que não sei. Mas estou certo de que existem mais de 666 interpretações do que significa! Isto foi escrito para o benefício daqueles que estarão vivos naquele dia. E os crentes no Senhor Jesus Cristo no dia da manifestação do homem do pecado terão um sinal muito claro de identificação de que o único que tiver chegado ao poder mundial é a grande obra-prima de Satanás. (1) 

J. Dwight Pentecost, 1961


E ainda, como eu poderia ter certeza de algo assim? Como eu poderia saber que as 10 Potências do Tratado de Bruxelas estavam de fato, se tornando os 10 reis da profecia bíblica? E sobre Javier Solana? Ele poderia ser realmente o primeiro a deter o posto que o anticristo logo ocuparia? 

Alguns cristãos ririam ante tais questões. E eu não os culpo. Sob circunstâncias normais eu riria também. Mas eles não seguiram a trilha que eu tenho seguido desde o final da guerra do golfo. 

Eles podem não entender que, poderemos realmente ver o começo do reino do anticristo antes do arrebatamento da igreja e do retorno de Cristo (veja o capítulo 1, Equívoco 6). E não lhes contaram sobre os eventos que ocorreram na Europa durante os últimos seis meses de 2.000. Mesmo que tivessem, eles podem não entender a sua relevância para as profecias. 

Ainda de volta à primeira questão. Como poderíamos ter certeza? Mesmo após todos os eventos que eu testemunhei que indicam que as profecias possam ser cumpridas logo, eu ainda poderia estar errado. Vemos que a profecia bíblica não nos foi dada para que pudéssemos predizer o futuro. Deus colocou as profecias em Sua Palavra de tal forma que, quando os eventos preditos fossem cumpridos, nós creríamos.

Embora possa parecer que as profecias estão para ser cumpridas, pode não ser o caso. E se acontecer, eu pareceria um bobo. Certamente, não seria a primeira vez. 

Mesmo que após todas as minhas pesquisas cuidadosas e estudos bíblicos, eu poderia achar que tenho seguido uma trilha convincente, porém enganosa. Como eu disse no começo deste livro, a história cristã é repleta com este tipo de ocorrência. E isto não ocorre somente ao irmão insincero – às vezes acontece ao sincero.

A idéia de que poderia estar interpretando coisas nestes eventos, realmente começaram a me assustar. Eu poderia ver a mim mesmo como outro professor de profecia, mal orientado guiando outros em um caminho enganoso. Comecei a questionar tudo sobre mim – minha coluna, meus motivos, tudo. Muitas vezes pedi a Deus para me manter longe do erro. Agora eu estava pedindo novamente. 

Fiquei tão convencido de que estava testemunhando o cumprimento das profecias que fiquei assustado. E a idéia de que poderia realmente saber qual seria o posto do anticristo, parecia totalmente ridículo.

Então orei até que a paz retornasse ao meu coração. Quando a paz voltou, eu sabia que não significava que eu estava certo a respeito das profecias. Significava apenas que tinha apresentado meu problema a Deus. E Ele me responderia em Seu tempo. 

Após orar, voltei ao documento da Assembléia da União Européia Ocidental no Website que não tinha tido tempo de ler. Era o documento nº. C/1720 – um relatório submetido ao Comitê Político sobre o futuro papel da União Européia Ocidental. (2) Comecei a ler e sublinhar as partes que tinham relação com as 10 Potências do Tratado de Bruxelas e o Alto Representante. 

Notei uma recomendação relacionada ao posto que Solana ocupava. Tinha algo a ver com o Alto Representante “suficientemente forte.” Eu me perguntei o que isto significaria. 

Foi quando eu vi. Tinha um parágrafo sob o título “Introdução e Sumário”. Na primeira sentença li, “Quase cinco meses da adoção da Assembléia Recomendação 666 sobre as conseqüências de incluir certas funções da União Européia Ocidental na União Européia...”

Quase cai de minha cadeira. Não podia acreditar no que estava vendo. Era aquele infame número da profecia, 666! E tinha algo a ver com o que tinha acabado de acontecer na União Européia. 

Corri até meu computador e baixei o documento. Era o documento da Assembléia de nº. A/1689.3 E ali estava ele. No topo da página em letras vermelhas dizia “Recomendação 666.” Abaixo, em letras menores, continuava, “nas conseqüências de incluir certas funções da União Européia Ocidental na União Européia – responde ao relatório do conselho”, mas o que significava? 

A primeira coisa que tinha que fazer era me acalmar. Afinal de contas, isto tinha sido uma grande viagem. Primeiro foi o descobrimento da aliança da União Européia Ocidental em 1991. Depois foi o significado das eleições de Israel em 1992. Em 1995, a União Européia Ocidental tornou-se oficialmente 10 nações, e um novo posto de Alto Representante foi criado em 1999. Depois, nos últimos 6 meses de 2.000, vi estas 10 nações e o Alto Representante ganharem o controle da nova aliança militar da União Européia. Agora eu estava olhando um documento da União Européia Ocidental que estava de alguma forma conectado com os eventos proféticos – e era intitulado “Recomendação 666”. 

Eu sabia que poderia ser significante. Daquilo que podia ver, o documento era uma resposta ao relatório anual do Conselho pela Assembléia da União Européia Ocidental. E não parecia estar dizendo algo novo. Ele sugeria a manutenção da relação entre as 10 Potências do Tratado de Bruxelas. Dizia: 

Tomar as medidas necessárias para que a União Européia Ocidental assegure que o acordo coletivo de defesa previsto no Artigo V do Tratado de Bruxelas modificado fique efetivamente mantido, levando em conta as decisões recentes a respeito da Política de Defesa de Segurança Européia. 

Aparentemente nada de novo, ou seja, até que eu chegasse a 12ª recomendação no documento. Aparentemente, a Assembléia da União Européia Ocidental estava recomendando que os postos poderosos que Solana ocupa ficassem ainda mais fortes. Ele disse: 

Apoiar as propostas para o Secretário Geral da União Européia Ocidental e Alto Representante da PESC para presidir sobre o PSC e sobre a máquina de gestão de crises civis e dar a ele poderes para reunir o Conselho da União Européia no evento de uma emergência. 

Estes foram todos os cargos ocupados por Solana. O PSC é o Comitê de Política e Segurança. É um dos corpos tomadores de decisão que Solana criou na sede do Conselho da Europa. A Assembléia da União Européia Ocidental estava recomendando que Solana fosse feito chefe sobre esta agência também. 

Não somente isto, mas também estava sugerindo que Solana recebesse os poderes de reunir o Conselho da Europa no evento de uma emergência. De primeira, eu não entendi o significado desta ultima parte da Recomendação. Eu sabia que tinha a ver com a cadeia de eventos que ocorreram sob a presidência francesa nos últimos seis meses de 2.000. A Recomendação foi adotada em 5 de junho de 2.000 – logo antes do começo da presidência francesa. Assim a presidência francesa estava atuando na Recomendação 666 quando anunciou a decisão de tornar a Assembléia da União Européia Ocidental a Assembléia Européia Interina de Defesa e Segurança. Eles a estavam seguindo quando decidiram manter a relação entre as 10 Potências do Tratado de Bruxelas. 

É também possível que a Recomendação guiasse a Decisão de Solana – a famosa decisão de proibir o direito do público sobre os documentos militares. Deve ter sido também por trás da exclusão daquelas outras 18 nações do processo de decisão de gestão de crises. 

Mas existe algo mais aqui – algo onde eu ainda não pus meu dedo. Assim finalmente tudo se iluminou para mim sobre o que a Recomendação 666 realmente significava. Foi no momento – quando eu finalmente tinha entendido as implicações da Recomendação – que eu soube que tinha que escrever este livro. 

Os governantes em Bruxelas estavam usando a palavra “interina” para descrever os novos corpos militares que eles tinham criado. E como aprendemos, a nova estrutura militar sobre a qual decidiram sob a presidência francesa, era supostamente para ser temporária. Comecei também a perceber que havia algo na Recomendação 666 que poderia torná-la permanente. 

O número 12 da Recomendação sugeria que fosse dado ao Alto Representante, algo extraordinário. No evento de uma emergência, o Alto Representante tem a autoridade de intervir e tomar o controle da nova máquina militar da União Européia. Alguém poderia pensar que tais poderes seriam reservados à presidência da União Européia. 

Ao analisar isto, percebi que o palco pode agora estar montado para o aparecimento do anticristo. Se uma crise suficientemente grande estivesse para acontecer antes da solução do perigoso déficit democrático que hoje existe na asa militar, o Alto Representante poderia intervir e invocar seus poderes emergenciais atribuídos a ele pela Recomendação 666. 

Esta autoridade emergencial poderia ser parte de uma estratégia humanista para produzir o governo mundial? Poderia com certeza. De fato a humanista bem conhecida Edith Wynner disse que o único caminho para que um governo humanista fosse estabelecido, seria pelos poderes emergenciais concedidos a alguma autoridade. Ela disse, “nossa necessidade trágica atual exige que o governo mundial inicie com autoridade emergencial maciça por dez a vinte anos.” (4)

A idéia atingiu-me em cheio. Solana ou algum futuro Alto Representante poderia intervir na tomada de poder de tal maneira – e criar algum tipo de ditadura –  que a subida ao poder desta pessoa seria associada ao número 666. E se a autoridade desta pessoa fosse global, como Dwight Pentecost disse, nós teríamos um sinal de identificação "muito claro de que aquele que subisse ao poder mundial seria a obra prima de Satanás." (5) 

Mais tarde, eu chegaria a um entendimento mais claro dos significados proféticos que aconteceram em julho de 2.000. Isto foi quando a aliança das 10 nações tinha oficialmente criado a asa militar da União Européia. E foi quando a União Européia começou uma competição com os E.U.A. pelo controle do Mediterrâneo. 

Interessantemente, isto muda na política externa da União Européia, por fim guiada para a confrontação entre os E.U.A. e a União Européia, que Carlos Masala tinha advertido em seu ensaio. Em fevereiro de 2003, pela primeira vez na historia moderna, a França e a Alemanha chocaram o mundo abertamente quando se opuseram aos E.U.A. no conselho de Segurança da ONU sobre a resolução para a segunda guerra do Iraque. 

A principal mudança na política externa da União Européia começou quando a aliança das 10 nações adotou sua Recomendação 666 da Assembléia da União Européia Ocidental. E este evento poderia realmente marcar o começo da subida da besta de 10 chifres do mar. 

Realidade ou Coincidência?

Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.

 Apóstolo João, 54-96 d.C.

Isto nos trás uma pergunta significante: foi uma coincidência que o número 666 fosse usado para identificar a recomendação que algum dia poderia estar ligada com a subida do homem ao poder com as 10 nações e o Império Romano ressurgido? Talvez sim. 

Voltei ao meu computador e baixei as Recomendações da Assembléia de nº. 664 até 670. Eu queria ver se estes documentos poderiam ser igualmente interpretados para implicar estas nações do Tratado de Bruxelas como os possíveis 10 reis da profecia bíblia e o cargo de Solana de Alto Representante como o futuro cargo do anticristo. 

Elas não puderam, a Recomendação 664 tratava de recomendações sobre a dimensão parlamentar do novo exército da União Européia. A Recomendação 665 tinha a ver com as 18 nações associadas, não as 10 nações do Tratado de Bruxelas. A Recomendação 667 era a respeito de certas matérias sobre o orçamento da União Européia Ocidental. (7)

A recomendação 666 era o único documento que fazia recomendações sobre a continuidade da relação das 10 Potências do Tratado de Bruxelas e dava mais poder ao cargo de Alto Representante. 

Isto me levou a uma questão interessante. Após 2.000 anos de especulação sobre este número da profecia, eu poderia finalmente ter tropeçado em seu significado? Eu reli onde este número é mencionado na Bíblia. O Apóstolo João disse, “Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.” (Apocalipse 13:18). 

“Calcular” indica contar números. Eu me perguntei se a palavra grega que João usou aqui, psephizo, tinha um significado mais amplo. Ela tinha. De fato, este é o único lugar no Novo Testamento que esta palavra é encontrada. 

A Concordância Exaustiva de Strong revela algo interessante. Ela dá o significado desta palavra grega desta forma: “usar seixos na enumeração”. Também diz que vem de outra palavra grega, psephos. Esta palavra significa “um seixo, liso pelo manuseio. Um contador ou votação. Um Veredicto” e esta palavra vêm de outra palavra grega, pselaphao, significa “manipular, verificar por contato. Pesquisar, manusear, tocar.” Assim a palavra grega traduzida como “calcular” não significa somente contar, como “um-dois-três”. Na época o Apóstolo Paulo escreveu estas palavras, os seixos eram usados para calcular números da mesma forma que usamos nossos modernos computadores. Assim a palavra “calcular” se refere a algo mais como a operação de um computador moderno.

Não sou um especialista em computadores. Mas uma coisa eu sei, os computadores simplesmente processam números. As pessoas que trabalham com computadores dizem que computadores “processam números.” É por isto que chamamos o cérebro de um computador de microprocessador. Da maneira como entendo, o chip de computador é um enorme feixe de interruptores elétricos liga-desliga miniaturizados. A corrente elétrica passa pelo chip de acordo com estes interruptores, dependendo deles estarem ligados ou desligados. Se não houver nenhum erro no chip, e o computador estiver programado corretamente – significa que todos os interruptores foram instalados corretamente – assim, ele sempre gerará a resposta correta. 

Voltando ao número 666. A Bíblia nos diz para calcular o número. E a palavra grega significa “calcular usando seixos.” Muitos não percebem que o computador tem existido, de uma forma ou de outra, desde os tempos antigos. A única diferença é que os computadores atuais são capazes de processar números maiores, e eles são muito rápidos. 

Disto podemos concluir que – se tivermos arranjado todos os nossos seixos na ordem correta e seguirmos precisamente – eles nos darão uma resposta correta, como o computador. 

Mas, onde, ou quais são os seixos que temos que usar em nossos cálculos? Para responder esta questão, devemos voltar e olhar aquele versículo novamente. O anjo do Apocalipse disse, “Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta;” 

Então onde, ou quais são os nossos seixos? Desde que nosso assunto é profecia bíblica, creio que nossos seixos são todos aqueles pequenos pedaços de profecia que temos espalhados pelas Escrituras – da predita “semente da serpente” em Gênesis ao glorioso retorno de Cristo no livro de Apocalipse. 

Agora vou compartilhar com vocês o que suspeito que o número possa significar. Se nos temos entendido corretamente as profecias – em outras palavras, se tivemos colocado nossos seixos na ordem correta e se as seguirmos precisamente – então quando o tempo chegar, chegaremos à pessoa que esta associada com o número. É o número é 666. 
 
 

Notas do Capítulo 11
1. J. Dwight Pentecost, Prophecy For Today, 99. 
2. Western European Union (2.000, November 15) “The implementation of the Common European Security and Defense Policy and WEU’s future role — reply to the annual report of the Council,” [report] Document C/1720, WEU Assembly, 
Internet: http://www.weu.int. 
3. Western European Union (2.000, May 10) adopted 5 June, “The consequences of 
including certain functions of WEU in the European Union — reply to the annual report of the Council,” [report] Document A/1689, WEU Assembly, Internet: http://www.weu.int. 
4. David A. Noebel, Understanding the Times, 582. 
5. Pentecost, Prophecy For Today, 99. 
6. New E.U.A. Standard Bible, Apocalipse 13:18. 
7. These documents can be found on the WEU Assembly Web site:  http://www.weu.int. 

[Home] - [Menu] - [Capítulo 12]

Copyright 2003 2004 2005 2006 2007 2008 Herbert L. Peters. All rights reserved.